O litoral de Vila do Conde, banhado pelo Oceano Atlântico, oferece aos banhistas, no período estival, uma diversidade de serviços e actividades conexas com a prática balnear. Vila do Conde oferece seis Zonas Balneares designadas com um total de 33 concessões balneares e respectivos apoios de praia. As praias da cidade de Vila do Conde, integradas nas Zonas Balneares Frente Urbana Norte e Frente Urbana Sul, num total de 21 concessões balneares, disponibilizam aos banhistas apoios de praia que integram o serviço de bar com esplanada, sanitários diferenciados por sexo, sanitários para pessoas portadoras de deficiência, duche e posto de socorros. Devido às tradicionais nortadas, características do litoral norte do país e que ocorrem durante a tarde com tendência para acalmia ao fim do dia, as concessões balneares disponibilizam as tradicionais barracas de sombra com o seu pano listado azul e branco ou verde e branco e que asseguram a protecção do vento e da exposição solar. As praias das Frentes Urbanas asseguram a vigilância e a assistência aos banhistas, com a presença do nadador-salvador e respectivo posto de praia. Ainda para as Frentes Urbanas, a embarcação da Associação de Concessionários e a Mota de Água da Autoridade Marítima, no âmbito de uma parceria com o município, reforçam os meios de vigilância e assistência aos banhistas. Integram a Frente Urbana Norte as seguintes praias (sentido N – S): Praia dos Barcos; Praia Mar e Sol; Praia Luzimar; Praia Pôr-do-sol Norte; Praia Pôr-do-sol Sul e Praia das Caxinas. Integram a Frente Urbana Sul as seguintes praias (sentido N – S): Praia Olinda; Praia do Turismo; Praia Azul; Praia da Ladeira; Praia do Forno e Praia Sr.ª da Guia. Praias acessíveis

O Município de Vila do Conde tem vindo, paulatinamente, a criar condições de acessibilidades nas suas praias a pessoas com mobilidade condicionada. Assim, a Praia do Turismo, desde 2006, recebeu o galardão de Praia Acessível e que se traduz na possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade condicionada ao bar, aos sanitários devidamente adaptados, às barracas de sombra e, neste caso concreto, à linha de água, podendo mesmo banhar-se utilizando para o efeito a cadeira anfíbia (tiraló), aí existente, com a colaboração de pessoal indicado para esse propósito.
A criação de estacionamento regularizado próximo para viaturas de pessoas portadoras de deficiência é também um dos critérios imperativos existente.
Mais recentemente, a Praia Sr.ª da Guia viu ser-lhe atribuído o galardão Praia Acessível, como consequência da candidatura efectuada pelo Município após garantidos os critérios imperativos à sua atribuição.
Praias das Freguesias – Litoral a sul do Rio Ave
O litoral sul de Vila do Conde congrega, de forma absolutamente harmoniosa, a componente rural com a componente praia e lazer. As freguesias do litoral de Vila do Conde, tradicionalmente rurais, considerando que as explorações agro-pecuárias e as actividades que lhes estão associadas fazem parte da bacia leiteira do Douro – Minho, e o cultivo dos campos formando mosaicos agrícolas irradiando verde, complementam a beleza das cores predominantes da areia, do sol e do mar.
As freguesias de Azurara, Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge e as respectivas zonas balneares, oferecem, no total, onze concessões balneares distribuídas entre o Rio Ave, a Norte e o Rio Onda, a sul. A beleza natural envolvente, a segurança das suas praias, designadamente as praias de Vila Chã e Labruge, pela configuração da costa e a presença de penedio, cria excelentes condições para a prática de banhos pelos mais novos. Todas as concessões balneares disponibilizam aos banhistas o apoio de praia com serviço de bar e esplanada, sanitários e assistência e vigilância aos banhistas, com a presença do nadador-salvador e respectivo posto de praia. A generalidade das praias, muito ricas em iodo, disponibiliza, também, as tradicionais barracas de sombra. Contudo, a Praia de Moreiró, por se encontrar num local de beleza natural ímpar, com a proximidade de um castro – O Castro de Sampaio – pequeno povoado da idade do ferro, considerado o único castro marítimo da parte portuguesa do noroeste peninsular, e toda a zona de penedos e rochas circundantes, não instala barracas de sombra, disponibilizando o serviço de bar com esplanada, sanitários adaptados para pessoas portadoras de deficiência, posto de socorros e vigilância e assistência aos banhistas. Ao longo de todo o litoral sul, o acesso às praias é feito através de passadiços de madeira sobrelevados e, em longos troços, podemos realizar passeios em passadiços implantados, paralelamente, à linha de costa, designadamente em Mindelo, Vila Chã, Moreiró e Castro de S. Paio.

Sem comentários:
Enviar um comentário